Combinação dos temperos para o preparo de alimentos

A cozinha é feita de combinações na hora do preparo de alimentos. Além de escolher os melhores ingredientes na hora de cozinhar um prato, é muito importante conhecer as especificações e funções dos temperos para realizar a combinação perfeita de aromas e sabores para cada tipo de alimento.

Muitas vezes o segredo de cada prato está nos temperos utilizados na hora do preparo dos alimentos. Os temperos naturais são os mais recomendados, por estar in natura, eles são saudáveis, nutritivos e trazem os seus benefícios da forma mais pura ao nosso corpo.

Dentro dos benefícios que os temperos podem nos proporcionar no preparo de alimentos, temos ações antiinflamatórias, antioxidantes, reforçam o sistema imunológico, possuem propriedades tranquilizantes, desintoxicantes, ajudam na prevenção de diversas doenças, aliviam dores e muito mais. Cada tempero existe uma propriedade específica, então antes de cozinhar, se atente para dar ao seu corpo o que ele mais precisa no momento. 

Propriedades dos temperos

  • Alecrim: digestivo e antiviral;
  • Salsinha: rica em ferro e diurética;
  • Coentro: estimulante e cicatrizante;
  • Cebolinha: digestivo e hipotensor;
  • Hortelã: analgésico e bom para o estômago;
  • Tomilho: expectorante e antibacteriano;
  • Manjericão: digestivo e diurético;
  • Louro: anti inflamatório e digestivo
  • Orégano: antibiótico e antiviral;
  • Sálvia: antioxidante e calmante. 

Temperos de acordo com o preparo de alimentos

Carnes

Para o preparo de carnes vermelhas temos como combinação a pimenta do reino, salsinha, cominho, cebolinha. Se for refogar a carne, coentro, louro e canela também podem ser adicionados. Hortelã combina com cordeiros e a sálvia é ótima para carnes de porco.

Aves

A melhor opção de temperos para aves são os mais fortes como o cominho, alecrim, gengibre e curry. Outras opções também são a salsinha, pimenta do reino e mostarda em grãos.

Peixes

Para o preparo de peixes temos o clássico que é o uso de sal e alho, mas também podemos adicionar alecrim, louro e salsinha. Para quem gosta de sabores mais marcantes, podem apostar no hortelã, coentro e açafrão.

Massas e risotos

Para o uso em molhos vermelhos e risotos, o manjericão, orégano e louro são os temperos naturais que mais combinam. As receitas preparadas com leite combinam com noz-moscada e páprica. Além disso, pode-se adicionar cominho, tomilho, canela e salsinha.

Saladas

Nos pratos veganos como as saladas, os temperos não podem ficar de fora e nesse caso, além do vinagre, do sal e do azeite, alguns tipos de pimenta e o limão também caem muito bem.

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